Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 14h47 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2024, 18h15 | Acessos: 49

O Departamento de Geografia (DEGEOG) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) possui uma longa trajetória de contribuição à formação acadêmica na área de Geografia, sendo uma referência na região Amazônica.

O curso de Licenciatura Plena em Geografia foi criado em 1980 (Resolução Nº 004/80-CONSUNI) e iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1981, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais do então Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Em 1986, com a criação do Departamento de Geografia (Resolução Nº 015/86-CONSUNI), o curso foi transferido para este novo departamento.

Em 1990, o curso de Licenciatura foi reconhecido pelo Ministério da Educação (Portaria 1.008, de 24 de outubro de 1990), e, em 1992, foi criado o curso de Bacharelado em Geografia (Resolução Nº 020/92). Já em 2003, iniciou-se a oferta de turmas do curso de Licenciatura Plena em Geografia no turno noturno (Resolução Nº 005/2003).

Atualmente, os três cursos de graduação – Licenciatura Matutino (IH07-L), Bacharelado (IH07-B) e Licenciatura Noturno (IH22) – estão vinculados ao DEGEOG, que faz parte do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no Setor Norte do Campus Universitário em Manaus.

O tempo ideal para conclusão dos cursos de graduação é de oito (8) semestres. Anualmente são abertas 102 vagas para ingresso, assim distribuídas: 38 no curso de Licenciatura Matutino (IH07-L), 18 em Bacharelado (IH07-B) e 46 em Licenciatura Noturno (IH22). São duas modalidades principais de ingresso:

1) Processo Seletivo Unificado (SISU): com oferta de 19 vagas no curso de Licenciatura Matutino, 9 em Bacharelado e 23 em Licenciatura Noturno;

2) Processo Seletivo Contínuo (PSC/UFAM): com oferta de 19 vagas no curso de Licenciatura Matutino, 9 em Bacharelado e 23 em Licenciatura Noturno.

Com uma equipe qualificada, composta por 20 professores efetivos, dos quais 19 possuem doutorado, e dois Técnicos-Administrativos em Educação, o DEGEOG é comprometido com a excelência acadêmica e com a formação crítica e inovadora de seus discentes. O Departamento oferece uma infraestrutura com nove laboratórios dedicados a diferentes áreas da Geografia, listados a seguir:

- Laboratório de Análise e Tratamentos de Sedimentos e Solos (LATOSSOLO);

- Laboratório de Geografia Física (LAGEF);

- Laboratório de Geografia Humana (LAGEHU);

- Laboratório Dabukuri - Planejamento e Gestão do Território na Amazônia;

- Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEN);

- Laboratório de Hidrogeografia, Climatologia e Análise Ambiental da Amazônia (HIDROGEO);

- Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento (LABCARGEO);

- Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (NEPECAB);

- Laboratório de Geodinâmica Superficial (LAGES).

Além dos cursos de graduação, o DEGEOG também oferta programas de pós-graduação stricto sensu, com os cursos de Mestrado e Doutorado em Geografia. O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG), criado em 2006 (Resolução 004), conta com duas linhas de pesquisa: "Espaço, Território e Cultura na Amazônia" e "Domínios da Natureza na Amazônia", contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento científico sobre a região amazônica.

O DEGEOG também está fortemente envolvido em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, oferecendo aos estudantes oportunidades de bolsas de pesquisa e participação em projetos de campo que exploram a rica diversidade natural e social da Amazônia.

A revista GEONORTE, publicada pelo departamento, é outro exemplo do compromisso com a disseminação do conhecimento geográfico, sendo avaliada como A3 no Qualis CAPES.

Com mais de quatro décadas de história, o Departamento de Geografia da UFAM continua a desempenhar um papel fundamental na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios socioambientais do mundo contemporâneo, especialmente nas complexas realidades da Amazônia.

Acesse a localização do DEGEOG clicando na imagem abaixo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página